Detentos queimam colchão e provocam motim na Cadeia de Monteiro, na Paraíba
A situação foi rapidamente controlada pela equipe de policiais penais da unidade, que agiu de forma técnica e preventiva, evitando a escalada do conflito
Um princípio de motim foi registrado na Cadeia Pública de Monteiro, no interior da Paraíba, na manhã desta terça-feira (14), quando um grupo de presos iniciou uma manifestação reivindicando transferência para outra unidade penal.
Os detentos queimaram um colchão no pátio da cadeia, mas a situação foi rapidamente controlada pela equipe de policiais penais da unidade, que agiu de forma técnica e preventiva, evitando a escalada do conflito.
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap-PB), a direção da unidade solicitou o apoio do Centro de Operações Penitenciárias (COPEN), que imediatamente enviou o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) para o local. A presença do grupo especializado ajudou a acalmar os ânimos e restabeleceu a ordem sem que houvesse feridos.
A Seap-PB informou, em nota, que está trabalhando para identificar os responsáveis pela tentativa de motim e que serão tomadas as medidas disciplinares cabíveis.
Segundo a direção da unidade, a cela onde estavam os detentos envolvidos no motim abrigava 23 pessoas. Ao todo, a Cadeia Pública de Monteiro abriga mais de 100 presos.



