Micro e pequenas empresas geram mais de 3,3 mil empregos na Paraíba em agosto
Setor de serviços lidera contratações, enquanto acumulado de 2025 ultrapassa 20 mil vagas
As micro e pequenas empresas criaram 3.329 postos de trabalho na Paraíba durante agosto. O setor de serviços concentrou a maior parte das contratações, com 1.967 vagas, principalmente em pequenas empresas que atuam na gestão e fornecimento de recursos humanos para terceiros. O levantamento foi divulgado pelo Sebrae-PB com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O número representa um aumento de 95% em relação a julho, quando foram registradas 1.710 novas oportunidades. No acumulado de 2025, as micro e pequenas empresas já geraram mais de 20,2 mil empregos no estado.
O setor de construção civil registrou 466 vagas, o comércio 416, a agropecuária 332 e a indústria de transformação 154. A gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, ressaltou que os pequenos negócios são fundamentais para a geração de emprego e renda e para a economia local: “Mesmo diante de um cenário desafiador, os pequenos negócios seguem sendo protagonistas na dinamização do mercado de trabalho e no desenvolvimento local. Esse resultado reforça a importância de apoiarmos cada vez mais os empreendedores, que estão na linha de frente da geração de renda e da transformação da economia”.
Em comparação, médias e grandes empresas instaladas na Paraíba geraram 4.117 vagas em agosto. Outras empresas de porte diverso criaram 1.040 empregos, enquanto seis correspondem à gestão pública.



