Brasil confirma 24 casos intoxicações por metanol; Paraíba tem caso em investigação
O balanço também aponta cinco mortes, todas ocorridas em São Paulo, estado que concentra a maior parte das ocorrências
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (8) que o Brasil já contabiliza 24 casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas adulteradas. O balanço também aponta cinco mortes, todas ocorridas em São Paulo, estado que concentra a maior parte das ocorrências.
De acordo com a pasta, entre os casos confirmados estão 20 em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul.
Além dos registros já confirmados, existem 259 notificações suspeitas em todo o país, das quais 235 ainda estão em investigação. Entre elas, está um caso na Paraíba, que segue sob análise.
Situação no país
O levantamento mostra que, além da Paraíba, outros estados também têm notificações em andamento: São Paulo (181), Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1) e Rondônia (1).
Na última segunda-feira (6), eram 17 confirmações e 217 notificações. Em apenas dois dias, os números subiram para 24 confirmações e 259 notificações, revelando avanço rápido das investigações.
Mortes confirmadas
Até o momento, as cinco mortes foram registradas exclusivamente em São Paulo, epicentro do problema. O metanol é uma substância altamente tóxica e pode causar cegueira, falência de órgãos e morte quando ingerido.
Ações de investigação
As autoridades de saúde reforçam a necessidade de atenção da população ao consumo de bebidas de procedência duvidosa e informam que estão trabalhando em conjunto com laboratórios e universidades para detectar a presença da substância.



