Alerta de baixa umidade para cidades paraibanas segue válido até esta quinta-feira (9)
O INMET reforçou que, embora seja um alerta amarelo, classificado como perigo potencial, os cuidados preventivos são fundamentais para reduzir os impactos do clima seco
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mantém em vigor até a manhã desta quinta-feira (9) o alerta amarelo de baixa umidade para Patos e outras cidades do Sertão paraibano. O aviso, que começou às 3h desta quarta-feira (8), segue até 3h de amanhã e chama a atenção para o risco de incêndios florestais e para problemas de saúde causados pelo clima seco.
Segundo o INMET, a umidade relativa do ar pode cair para menos de 30% em alguns municípios — bem abaixo do índice de 60% recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O alerta atinge mais de 80 cidades, incluindo Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Catolé do Rocha, Itaporanga, Princesa Isabel e Teixeira, além de localidades vizinhas.
A Defesa Civil orienta a população a adotar medidas de prevenção durante o período de baixa umidade:
- Beber bastante água, mesmo sem sede;
- Evitar atividades físicas e exposição ao sol entre 10h e 17h;
- Preferir banhos mornos e utilizar hidratantes para reduzir o ressecamento da pele;
- Usar umidificadores de ar ou recorrer a alternativas caseiras, como bacias com água ou toalhas úmidas;
- Manter a casa limpa e arejada, utilizando pano úmido para evitar levantar poeira;
- Não provocar queimadas nem queimar lixo, para reduzir o risco de incêndios.
Quem apresentar problemas respiratórios deve procurar atendimento médico. Já em situações de incêndio em matas ou florestas, o chamado deve ser feito ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).
O INMET reforçou que, embora seja um alerta amarelo, classificado como perigo potencial, os cuidados preventivos são fundamentais para reduzir os impactos do clima seco.



