TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
destaque

Paraíba bate recorde de elucidação de mortes violentas, com 63% dos casos solucionados

No primeiro semestre de 2025, a taxa já chegou a 63%, representando o índice mais alto já registrado desde o início da série histórica

Por Redação T5 Publicado em
Policiacivil-homicidios
Levantamento aponta um aumento gradual nas elucidações de MVIs na Paraíba nos últimos seis anos (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O percentual de elucidação das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) na Paraíba alcançou, pela primeira vez, a marca de 63%, conforme dados da Diretoria de Estatística Criminal e Análise de Dados (DIEST) da Delegacia-Geral da Polícia Civil. Trata-se do índice mais alto desde a implantação desse tipo de estatística no estado, em 2013.

O levantamento aponta um aumento gradual nas elucidações de MVIs nos últimos seis anos. Em 2020, o índice registrado foi de 35%, subindo para 37% em 2021. Nos anos seguintes, os percentuais foram de 44% em 2022, 53% em 2023 e 59% em 2024. No primeiro semestre de 2025, a taxa já chegou a 63%.

Caso o percentual se mantenha no segundo semestre, a Paraíba ficará acima da média nacional de elucidação de MVIs, estimada em cerca de 39%, segundo o Instituto Sou da Paz, de São Paulo.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, o aumento nos índices está relacionado a investimentos em equipamentos, tecnologias e ao aumento do efetivo da corporação, responsável pela investigação das mortes violentas intencionais.

“É uma clara relação de causa e efeito. Nos últimos seis anos, a Polícia Civil realizou o maior concurso público de sua história; adquiriu ferramentas importantes para a investigação de crimes; e vem capacitando seus profissionais ano a ano. Com base nessa política de segurança de apostar na investigação técnica, delineada pelo governo do estado e a Secretaria da Segurança e da Defesa Social, a Paraíba consegue avançar muito na resposta para os crimes considerados mais graves, pois são os que tiram a vida das pessoas”, declarou o delegado.

Destaque nacional 

 Uma revista produzida pelo Instituto Sou da Paz, em 2024, aponta a Polícia Civil da Paraíba como modelo a ser seguido para a criação de um Indicador Nacional de Esclarecimento de Homicídios. O instituto afirma ainda que, atualmente, a PCPB é a que mais elucida MVIs entre os do Norte e Nordeste.



Relacionadas

Mais Lidas