Laudo sobre morte por bebida adulterada na Paraíba pode sair nesta segunda-feira (6)
O caso ocorreu neste sábado (4) e é o primeiro suspeito de intoxicação por metanol registrado no estado
A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES/PB) informou que o laudo laboratorial sobre a morte de Rariel Dantas, de 32 anos, suspeita de intoxicação por bebida alcoólica adulterada com metanol, pode sair nesta segunda-feira (6), 48h após a confirmação do óbito. O caso ocorreu neste sábado (4) e é o primeiro suspeito de intoxicação por metanol registrado no estado.
Segundo o secretário de Saúde, Ari Reis, as análises vão identificar se há substâncias associadas à intoxicação. Rariel foi internado inicialmente no Hospital Regional de Picuí e transferido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, onde não resistiu após três paradas cardiorrespiratórias.
A Agevisa/PB (Agência Estadual de Vigilância Sanitária) realizou operações de fiscalização em Baraúna, cidade de origem da vítima, e em Picuí, em parceria com a Polícia Civil, como medida preventiva para identificar bebidas adulteradas e de origem desconhecida.
O diretor-geral da Agevisa, Geraldo Moreira, alertou que o metanol é uma substância altamente tóxica, usada em solventes e produtos de limpeza, e nunca deve ser ingerida. Ele reforçou que a população deve evitar bebidas de procedência desconhecida e observar sinais de adulteração, como lacre violado, rótulo suspeito ou preços muito baixos.
Sintomas de intoxicação por metanol podem aparecer em até seis horas após a ingestão, incluindo sonolência, tontura, náuseas, vômitos e confusão mental. Entre 6 e 24 horas, os sinais podem evoluir para visão turva, convulsões e sensibilidade à luz. Em caso de suspeita, a população deve procurar atendimento médico imediato.
Além disso, profissionais de saúde devem notificar casos suspeitos às Secretarias Municipais de Saúde e ao Centro de Inteligência Estratégica Estadual em Saúde da Paraíba (Cievs/PB), pelos números: (83) 9.9146-6771 (segunda a sexta) e (83) 98828-2522 (fins de semana e feriados). Denúncias sobre bebidas suspeitas também podem ser feitas via ouvidoria da Agevisa: (83) 9.8814-7935 ou no site agevisa.pb.gov.br/servicos/ouvidoria.
O Ministério da Saúde divulgou que o número de notificações de intoxicação por metanol no Brasil chegou a 127 casos, com 11 confirmados em laboratório e ao menos duas mortes em São Paulo. O governo federal adquiriu 2.500 doses de fomepizol, medicamento usado no tratamento da intoxicação, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde.
Também para esta segunda-feira (6), a SES/PB agendou uma reunião com representantes da Agevisa/PB, Visas municipais, Polícia Civil, Instituto de Polícia Científica, Mapa, Procon/PB e Rede de Urgência e Emergência, para definir estratégias de enfrentamento e prevenção à intoxicação por metanol.
A SES/PB reforça que essas medidas visam proteger a saúde da população e minimizar riscos diante da circulação de bebidas adulteradas no estado.



