TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
falta um ano

Eleições 2026: TRE-PB reforça preparação e destaca integração nacional do processo eleitoral

Presidente Oswaldo Trigueiro aponta avanços na biometria e padronização dos procedimentos entre os tribunais

Por Redação T5 Publicado em
Eleicoes 2026
Paraíba tem 3.162.679 eleitores aptos para votar em 2026 (Foto: Divulgação)

Neste sábado (4), o calendário marca um ano para as eleições de 2026, quando os brasileiros irão às urnas para escolher representantes nacionais e estaduais. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acompanha o cronograma estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e garante que o processo já está sendo ajustado para dar mais eficiência e segurança ao pleito.

O presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, explicou que a principal novidade está na padronização: “O TSE entende que cada Tribunal Regional Eleitoral tem que abandonar uma metodologia própria para ter uma metodologia integrada. O padrão que será feito para as eleições no estado da Paraíba será o mesmo do Rio Grande do Sul, de São Paulo, de Mato Grosso. Isso facilita muito a logística das urnas, da auditagem e da transmissão dos resultados”.

Ele lembrou que a Paraíba foi destaque nas últimas eleições municipais: “Tivemos um exemplo recente, onde João Pessoa adotou essa metodologia e fomos o primeiro estado do país a divulgar os resultados no primeiro turno, o que foi muito importante”.

Outro ponto destacado pelo presidente do TRE-PB é a substituição das urnas eletrônicas que apresentaram problemas em 2024: “As urnas que foram problemáticas no ano passado não serão utilizadas nem para contingência. Isso traz mais segurança e eficiência na hora da votação”.

Trigueiro reforçou ainda o esforço em reduzir filas de regularização de títulos e ampliar a biometria: “Estamos com quase 96% da população eleitoral biometrizada. Em João Pessoa, por exemplo, temos cerca de 30 mil pessoas para passar pelo processo e já iniciamos esse trabalho para antecipar e evitar filas quilométricas no último dia de prazo”.

Perfil do eleitorado paraibano

De acordo com os dados do TRE-PB, a Paraíba tem 3.162.679 eleitores aptos para votar em 2026. Desse total, 95,53% já fizeram biometria. O voto será obrigatório para 2.668.917 eleitores e facultativo para 493.762.

Entre os eleitores, a maioria é do sexo feminino (53%), contra 47% de homens. A maior faixa etária está entre 35 e 39 anos, com mais de 330 mil eleitores. Quanto ao grau de instrução, o grupo mais numeroso é o de pessoas com ensino fundamental incompleto, que soma 770.507 eleitores (23,89%).

O presidente Oswaldo Trigueiro concluiu afirmando que o tribunal está “absolutamente sintonizado com a priorização para as eleições de 2026”, reforçando o compromisso com segurança, agilidade e transparência no processo.



Relacionadas

Mais Lidas