VII Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba reúne grupos de cinco países
Evento terá doze dias de programação em Taperoá, Santo André e Boa Vista
O VII Festival Internacional de Folclore e Artes do Cariri da Paraíba (FIFAC) será realizado de 26 de outubro a 6 de novembro nas cidades de Taperoá, Santo André e Boa Vista. O festival contará com a participação de delegações do México, Chile, Equador, Colômbia e Ucrânia, além de representações de vários estados brasileiros, como Paraíba, Pernambuco, Ceará e Paraná. A expectativa é receber mais de 20 mil pessoas, movimentando o comércio e a rede hoteleira do Cariri paraibano.
Todas as atividades serão realizadas em espaços abertos, com foco em estudantes da rede pública e na população em geral. O evento busca promover intercâmbio cultural, valorização da identidade regional e fortalecimento do turismo cultural, histórico e de aventura.
A edição 2025 terá 11 espetáculos noturnos gratuitos, sempre em praças públicas, com até quinze grupos por noite. Entre os destaques estão o Salão Internacional de Artesanato do Cariri (26 de outubro a 1º de novembro), as Caravanas Culturais para alunos de diversas cidades, o projeto Folclore na Escola, que beneficiará mais de 3.500 estudantes, e o Muro Literário, com cordéis e poemas expostos em espaços públicos.
O festival também sediará o VI Seminário Internacional de Cultura, nos dias 30 e 31 de outubro, que discutirá “Cultura Viva e Turismo de Base Comunitária” com palestrantes do Brasil e de países da América Latina e da Europa. Outro ponto alto será o Encontro de Mestres da Cultura, reunindo guardiões de tradições populares do Brasil e do exterior.
A idealizadora e coordenadora geral, Alice Monteiro, destacou a proposta do evento: “Nosso objetivo é promover a troca cultural entre grupos brasileiros e internacionais, valorizando a cultura popular e a identidade do Cariri. Em breve divulgaremos os horários detalhados das apresentações em cada cidade. Todos estão convidados a vivenciar essa experiência caririzeira”.
O FIFAC integra a rede global de festivais reconhecidos pela IOV (Organização Internacional de Folclore e Artes Populares) desde 2023, com transmissão para 172 países. A realização é da Universidade Leiga do Trabalho, Pontão de Cultura Cariri Território Cultural, Pontão Paraíba Cultura Viva e Prefeitura de Taperoá, em parceria com o Ministério da Cultura e apoio de diversas instituições, entre elas o SEBRAE, OEI e Caixa.



