Operação do Procon de João Pessoa apreende mais 178 brinquedos irregulares
Com essa ação, o total de produtos recolhidos chega a 3.369 itens desde o início da operação
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) apreendeu, nesta quinta-feira (2), mais 178 artigos de lazer infantil em lojas da capital, dando continuidade à fiscalização voltada para o comércio de brinquedos. Com essa ação, o total de produtos recolhidos chega a 3.369 itens desde o início da operação.
A maioria das apreensões ocorreu devido à falta do selo do Inmetro, exigência obrigatória para garantir a segurança das crianças. Outras irregularidades encontradas incluíram ausência de data de fabricação e validade nas embalagens, além de informações que não estavam em língua portuguesa.
O secretário do Procon-JP, Junior Pires, informou que a fiscalização seguirá até o dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, e que os estabelecimentos com produtos irregulares serão autuados e penalizados conforme a gravidade da infração. “Os locais com artigos irregulares serão autuados e sofrerão as penalidades previstas em lei”, reforçou.
Entre os itens apreendidos estão boias de vários tipos, piscinas infantis, bolas de sopro, flautas, relógios digitais de personagens, refis e dardos, brinquedos de pelúcia, bonecas e jogos diversos.
Além das apreensões, o Procon-JP divulgará nesta sexta-feira (3) uma pesquisa de preços de brinquedos, com o objetivo de auxiliar pais e responsáveis a economizar na compra dos presentes. “Aconselho os consumidores a consultarem a pesquisa antes de adquirir os produtos para encontrar os locais com os preços mais baixos”, orientou Junior Pires.
Os estabelecimentos autuados têm prazo de 10 dias para apresentar defesa junto ao Procon-JP, a partir da data de recebimento do documento.



