Lançado programa de intercâmbio internacional para estudantes e professores de João Pessoa
O programa será coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) e inclui cursos presenciais no exterior, além de formações pedagógicas para professores
A Prefeitura de João Pessoa oficializou nesta quinta-feira (2), em Diário Oficial, o Programa de Intercâmbio Intercultural João Pessoa no Mundo, voltado a alunos e professores da rede municipal de ensino. O objetivo é oferecer experiências de estudo no exterior, melhorar o domínio de línguas e desenvolver habilidades importantes para o século XXI, como comunicação, criatividade e trabalho em equipe.
O programa será coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura (SEDEC) e inclui cursos presenciais no exterior, além de formações pedagógicas para professores. Todas as despesas, como passagens, acomodação e seguro de saúde, serão cobertas pela prefeitura.
A participação será voluntária, mediante processo de seleção. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental e professores com pelo menos dois anos de trabalho na rede municipal, que tenham boa frequência e desempenho. Para promover inclusão, 10% das vagas serão reservadas para estudantes e professores negros, indígenas e com deficiência.
Durante o intercâmbio, estudantes e professores receberão ajudas de custo para cobrir despesas no país de destino. Após o retorno, deverão compartilhar o que aprenderam, por meio de apresentações, aulas ou palestras.
O prefeito Cícero de Lucena Filho destacou que o programa busca ampliar as oportunidades de aprendizado, valorizando o conhecimento e aproximando a rede municipal das experiências internacionais. A lei que cria o programa já está em vigor, e a SEDEC vai definir os detalhes da seleção e das viagens em editais futuros.



