Paraíba registra média de duas denúncias diárias de assédio no trabalho, aponta MPT
No primeiro semestre de 2025, o MPT-PB recebeu 233 denúncias de assédio no ambiente de trabalho
O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) recebeu 233 denúncias de assédio no ambiente de trabalho apenas no primeiro semestre deste ano, o que representa uma média de duas ocorrências por dia. Do total, 216 casos são de assédio moral e 17 de assédio sexual.
Para encerrar as ações da campanha “Setembro Amarelo”, o MPT-PB promoveu nesta terça-feira (30), às 9h, o evento “No Acolhimento do Samba”, em Campina Grande. Realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), a iniciativa vai discutir os impactos do assédio no ambiente de trabalho, o adoecimento mental causado por essas práticas e os caminhos para enfrentá-las.
O evento teve parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município de Campina Grande. A proposta é utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contará com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista ‘Zé Lezin’.
“No primeiro semestre de 2025, o Ministério Público do Trabalho recebeu 216 denúncias de assédio moral na Paraíba. Em todo o ano de 2024, foram 420 denúncias. O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, informou a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).
Além da procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, o evento contará com a presença do procurador-chefe do MPT-PB, Rogério Sitônio Wanderley e do procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho.
Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas de forma anônima ou sigilosa por meio do site do MPT na Paraíba, no endereço: www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias, ou pelo portal nacional: www.mpt.mp.br. Na Paraíba, o Ministério Público do Trabalho também disponibiliza o WhatsApp (83) 3612-3128 para receber as denúncias.



