TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
monitoramento

ChatGPT oferece controle de uso para crianças e alerta pais sobre conversas críticas

Nova função permite definir horários, restringir conteúdo sensível e receber alertas de risco psicológico

Por Redação T5 Publicado em
ChatGPT
Pais podem receber alertas de emergência por e-mail ou mensagem de texto (Foto: Gabi Lins/ Portal T5)

A OpenAI anunciou a implementação de controles parentais no ChatGPT, disponibilizados a partir de segunda-feira (29). A ferramenta permite que pais configurem e monitorem como adolescentes usam a plataforma, exigindo que cada usuário tenha uma conta própria.

Entre as funcionalidades, estão a vinculação de contas, a restrição de respostas em voz e a criação ou edição de imagens, a desativação de memórias salvas, definição de horários de uso e a opção de impedir que conversas alimentem o treinamento de modelos da OpenAI. As configurações permanecem ativas até que os pais decidam desativá-las, sem possibilidade de alteração pelo adolescente.

A experiência padrão para adolescentes sob controle parental bloqueia conteúdos sensíveis, como desafios virais arriscados, ideais de beleza extremos e encenações sexuais, românticas ou violentas.

Além disso, os pais podem receber alertas de emergência por e-mail ou mensagem de texto quando filhos fizerem perguntas sobre suicídio ou automutilação. As notificações são revisadas por funcionários da empresa e enviadas com data e contexto, mas sem transcrição da conversa. A medida surge após relatos de casos de surtos psicológicos, violência e mortes ligadas a interações com o ChatGPT.



Relacionadas

Mais Lidas