TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Recorde

Taxa de desemprego em agosto repete mínima histórica de 5,6%

Número de desocupados é o menor da série, enquanto emprego com carteira assinada atinge recorde

Por Redação T5 Publicado em
Carteira de trabalho 1
Ocupação em 58,1% é o mais alto da série histórica (Foto: Reprodução/Internet)

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em agosto ficou em 5,6%, repetindo o menor patamar já registrado pela série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo IBGE.

O país registrava, no fim de agosto, 6,1 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente desde o início da série. O número de pessoas ocupadas chegou a 102,4 milhões, mantendo o nível de ocupação em 58,1%, também o mais alto da série histórica.

O número de empregados com carteira assinada atingiu 39,1 milhões, estabelecendo novo recorde. A pesquisa do IBGE considera pessoas com 14 anos ou mais e engloba todas as formas de ocupação, incluindo temporários, autônomos e trabalhadores sem carteira. Apenas aqueles que procuram efetivamente uma vaga são classificados como desocupados. Foram visitados 211 mil domicílios em todos os estados e no Distrito Federal.

O resultado da Pnad é divulgado logo após dados do Caged do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que acompanham exclusivamente o emprego formal. Segundo o Caged, agosto registrou saldo positivo de 147.358 vagas formais, enquanto nos últimos 12 meses o balanço alcançou 1,4 milhão de postos de trabalho com carteira assinada.



Relacionadas

Mais Lidas