TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Saúde

Paraíba terá 33 novas unidades de saúde e 13 médicos pelo Programa Agora Tem Especialistas

Investimento federal de R$ 78,6 milhões será destinado a 31 municípios paraibanos

Por Redação T5 Publicado em
Medico bordiline
Ações incluem novas UBS, CAPS e reforço de profissionais (Foto: Arquivo T5)

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Paraíba vão contar com 33 novas unidades de atendimento, distribuídas em 31 municípios, além da chegada de 13 médicos especialistas que já começaram a atuar em três cidades. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde esta semana, com a liberação de R$ 78,6 milhões para a execução das obras no estado.

As novas estruturas fazem parte do Novo PAC Seleções 2025 e incluem 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que irão fortalecer a Atenção Primária, além de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma Policlínica. O objetivo é reduzir a sobrecarga da Atenção Especializada e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

A medida se soma à chegada de 13 novos especialistas que passam a atender no sertão do estado, região com maior déficit desses profissionais. Eles atuam em áreas como ginecologia, anestesiologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e oncologia, reforçando a rede pública de atendimento e evitando que pacientes precisem se deslocar para outros municípios.

Atualmente, a Paraíba possui 47 programas de Residência Médica, com 478 médicos bolsistas financiados pelo Ministério da Saúde, além de 29 Programas de Residência em Área Multiprofissional, que reúnem 377 residentes com bolsas custeadas pela pasta. O estado também conta com dois hospitais de ensino já certificados, e outros 40 hospitais têm potencial para solicitar a certificação.

Com os novos investimentos, a Paraíba amplia a rede de infraestrutura de saúde, melhora o atendimento especializado e fortalece a formação de profissionais para atuar no SUS.



Relacionadas

Mais Lidas