TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
insegurança e instabilidade

Mais da metade dos trabalhadores na Paraíba está na informalidade, aponta IBGE

Dados referentes ao segundo trimestre de 2025

Por Redação T5 Publicado em
Informalidade
Mais da metade da força de trabalho no estado atua sem carteira assinada, sem CNPJ ou sem acesso a direitos trabalhistas. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A Paraíba registra uma das maiores taxas de informalidade do país, com 50,4% dos trabalhadores ocupados fora do mercado formal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao segundo trimestre de 2025. Isso significa que mais da metade da força de trabalho no estado atua sem carteira assinada, sem CNPJ ou sem acesso a direitos trabalhistas, como licença médica, seguro-desemprego e aposentadoria.

O número coloca a Paraíba entre as sete unidades da federação com mais da metade da população ocupada em condições informais de trabalho. A pior situação é a do Maranhão, com 56,2%, enquanto o menor índice nacional é o de Santa Catarina, com 24,7%.

Ainda segundo o IBGE, apenas 54,6% dos ocupados no setor privado paraibano têm carteira assinada.

A informalidade está relacionada à baixa capacidade de geração de empregos formais e costuma ser acompanhada por altas taxas de desemprego, segundo especialistas. A tendência observada na Paraíba reflete esse cenário, marcando uma realidade de insegurança e instabilidade para grande parte da população trabalhadora do estado.



Relacionadas

Mais Lidas