Sudema identifica 12 áreas de desmatamento ilegal na Paraíba
Das 25 áreas sob responsabilidade da Sudema, foram constatadas irregularidades em 12, que receberam autuação e multas
A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) realizou 12 autuações em áreas com supressão de vegetação nativa sem autorização da autoridade ambiental na Paraíba. As ações fazem parte da Operação Mata Atlântica em Pé, realizada nacionalmente entre 15 e 26 de setembro, em parceria com ministérios públicos estaduais e órgãos de proteção do meio ambiente.
Na Paraíba, a operação contou também com a participação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e o Ibama. Os órgãos fiscalizaram 54 pontos de alerta de desmatamento, nos municípios de Alagoa Nova, Arara, Areia, Itapororoca, Jacaraú, Mulungu, Pedras de Fogo, Pilar, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Salgado de São Félix, Santa Rita, São Miguel de Taipu, Serraria e Solânea.
Das 25 áreas sob responsabilidade da Sudema, foram constatadas irregularidades em 12, que receberam autuação e multas que totalizam 10.800 UFRPB, equivalentes a cerca de R$ 765 mil. Outras nove áreas já haviam sido autuadas em fiscalizações anteriores e não apresentaram expansão da supressão ou descumprimento de embargos. Quatro áreas possuíam licenciamento ambiental regular.
O relatório das fiscalizações já foi encaminhado ao Ministério Público da Paraíba. Os órgãos envolvidos agora trabalham na produção de relatórios técnicos e mapas detalhados de cada área fiscalizada.
A Operação Mata Atlântica em Pé é realizada anualmente em 17 estados com o objetivo de combater o desmatamento ilegal na Mata Atlântica, além de identificar, fiscalizar e punir os infratores.



