Mais de 100 cidades da Paraíba estão sob alerta de vendaval, aponta Inmet
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial de vendaval para mais de 100 municípios da Paraíba. O aviso é válido até a manhã deste sábado (27) e prevê ventos entre 40 km/h e 60 km/h.
Segundo o Inmet, apesar da intensidade, o risco de queda de galhos de árvores é considerado baixo. A recomendação é que, durante as rajadas de vento, a população não se abrigue sob árvores, evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, reduzindo os riscos de acidentes e descargas elétricas.
Em situações de emergência, os moradores podem acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Baixa umidade do ar
Além do vendaval, o Inmet também emitiu alerta de baixa umidade para mais de 90 municípios paraibanos. A previsão indica índices entre 20% e 30% até as 10h deste sábado (27).
A condição pode provocar ressecamento da pele e das vias respiratórias, além de aumentar, mesmo que de forma moderada, o risco de incêndios florestais.
As orientações incluem manter hidratação, evitar atividades físicas intensas sob o sol forte e reforçar os cuidados com crianças e idosos durante o período de vigência do alerta.
Municípios afetados
Entre as cidades sob alerta de vendaval estão Campina Grande, Cajazeiras, Patos, Sousa, Guarabira, Monteiro e Pombal. Já no caso da baixa umidade, municípios como Itaporanga, Catolé do Rocha, Princesa Isabel, São Bento e Teixeira também estão incluídos.
A lista completa das cidades atingidas pelos avisos pode ser consultada no site do Inmet.



