Paraíba registra terceira doação de múltiplos órgãos do Sertão em 2025, em Patos
A doação de fígado, rins e córneas possibilitou a renovação na vida de cinco pacientes que aguardavam em lista de espera
A terceira doação de múltiplos órgãos do Sertão da Paraíba e a 32ª do ano no estado foi registrada pela Central Estadual de Transplantes, na tarde dessa quinta-feira (25), no Hospital Regional de Patos. A doação de fígado, rins e córneas possibilitou a renovação na vida de cinco pacientes que aguardavam em lista de espera.
O doador, um homem de 48 anos, faleceu em decorrência de uma hemorragia cerebral. Após a confirmação da morte encefálica, a família autorizou a doação. Para viabilizar o processo, a equipe de captação saiu de João Pessoa até Patos, com apoio de uma aeronave do Governo da Paraíba, operada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Grupo de Resgate Aeromédico (Grame), garantindo agilidade no transporte da equipe médica e no encaminhamento dos órgãos.
Antes do início da cirurgia, o doador e seus familiares foram homenageados em um “cortejo da vida”, realizado entre a UTI e o centro cirúrgico. Profissionais de saúde formaram um corredor humano e aplaudiram em reconhecimento ao gesto de solidariedade.
Para a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias, cada doação representa mais do que estatísticas.
“Esse gesto de amor vindo de uma família sertaneja reafirma a força da solidariedade do nosso povo. Graças à decisão deles, cinco pessoas terão a chance de recomeçar. Nosso trabalho só é possível porque famílias, em um momento de dor, conseguem transformar a perda em esperança para outros. Esse é o verdadeiro sentido da doação de órgãos”, afirmou.
De acordo com a Central, em 2025 já foram realizados 172 transplantes na Paraíba, enquanto 806 pessoas ainda aguardam na fila por uma doação.



