TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Alerta

TRE-PB alerta para golpe que cobra por serviços eleitorais gratuitos

Tribunal reforça que não há taxa para emissão de título de eleitor

Por Redação T5 Publicado em
Alerta golpe interna
TRE orienta população a denunciar tentativas de fraude

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) emitiu alerta sobre um novo golpe eleitoral que circula na internet. A fraude foi denunciada à Ouvidoria Eleitoral e utiliza um site chamado “Portal Consulta Doc BRASIL” para cobrar R$ 57,00 pela emissão do primeiro título de eleitor, serviço que é gratuito.

O tribunal reforça que todos os serviços da Justiça Eleitoral não têm custo para o cidadão, incluindo a emissão do primeiro título, segunda via, transferência de domicílio e certidões eleitorais. O atendimento é realizado apenas em cartórios eleitorais ou nos canais oficiais, como o site “Autoatendimento Eleitoral”, o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais.

Em casos de mensagens ou sites que solicitem pagamento ou apresentem links suspeitos, o TRE-PB orienta que o conteúdo não seja acessado, que links não sejam clicados e que o material seja encaminhado à Ouvidoria Eleitoral e ao Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), disponível no portal do TRE-PB.

A chefe da Seção de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (SEGECAD), Cibele Fonseca Bissigo e Sousa, destacou que a Justiça Eleitoral não envia boletos ou links de cobrança extrajudicial. Segundo ela, todas as comunicações oficiais obedecem aos canais formais previstos em lei.

O coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (Cogecad), Charles Elias Ferreira de Oliveira, afirmou que a Justiça Eleitoral dispõe de sistemas digitais seguros, mas ressaltou a importância da conscientização da sociedade. “Os serviços da Justiça Eleitoral são totalmente gratuitos. Qualquer tentativa de cobrança é indício de fraude”, disse.



Relacionadas

Mais Lidas