João Pessoa divulga lista final de estudantes e professores selecionados para intercâmbio internacional
Durante o intercâmbio, os estudantes participarão de cursos de língua inglesa, formação intercultural e atividades extracurriculares de caráter cultural, pedagógico e social
A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP) divulgou, nesta quarta-feira (24), o resultado final do processo seletivo do Programa de Intercâmbio Intercultural João Pessoa no Mundo, que selecionou 100 candidatos, entre estudantes e professores. A relação completa pode ser acessada pelo link oficial disponibilizado pela Sedec.
Segundo a secretária América Castro, entre os 84 estudantes aprovados, 64,28% se autodeclaram negros (pretos e/ou pardos) e dois são estudantes com deficiência, reforçando o compromisso da gestão municipal com a diversidade e a inclusão social.
Orientações e documentação
A partir desta quinta-feira (25), os selecionados receberão, via e-mail ([email protected]), instruções detalhadas para envio da documentação exigida e os respectivos prazos. Entre os documentos solicitados estão:
- Termo de compromisso do candidato;
- Autorização para tratamento de dados e uso de imagem;
- Declaração de ciência e concordância com normas de conduta internacional;
- Termo de consentimento de viagem para menores de 18 anos;
- Documento de identidade atualizado;
- Declaração da unidade educacional de origem atestando comportamento e disciplina.
Outros documentos poderão ser solicitados em edital complementar ou por convocação da comissão organizadora.
Destinos e períodos
Os 42 primeiros estudantes classificados e os oito primeiros professores de língua inglesa participarão do intercâmbio na Inglaterra em 2025, com duração de três semanas. Os demais aprovados irão ao Canadá, em 2026, também por três semanas.
Durante o intercâmbio, os estudantes participarão de cursos de língua inglesa, formação intercultural e atividades extracurriculares de caráter cultural, pedagógico e social. Já os professores terão cursos de formação didático-metodológica e intercultural, além de atuar como orientadores e mediadores pedagógicos.
Normas e responsabilidades
Todos os participantes deverão cumprir integralmente as formações preparatórias, normas de conduta e atividades extracurriculares. O não cumprimento pode acarretar a devolução de recursos financeiros investidos. Após o retorno, os participantes deverão multiplicar a experiência adquirida por meio de oficinas, projetos e demais ações pedagógicas.
O programa tem como objetivo oferecer experiências internacionais em países de língua inglesa, promovendo o desenvolvimento acadêmico, cultural e linguístico dos participantes, alinhado aos investimentos da gestão municipal em educação.



