Mostra de Cinema Paraibano reúne exibições, oficinas e debates em Sousa e São João do Rio do Peixe
A mostra tem como foco a produção audiovisual da Paraíba, especialmente do sertão paraibano
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Sousa realiza até o dia 26 de setembro a IX Mostra BNB do Cinema Paraibano. As atividades ocorrem nas cidades de Sousa e São João do Rio do Peixe, tendo como foco a produção audiovisual da Paraíba, especialmente do sertão paraibano. Nesta edição, o cineasta Lúcio César Fernandes é o homenageado.
A programação inclui exibições de filmes, oficinas, debates e lançamento de livro. Os eventos acontecem no CCBNB Sousa, no campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Espaço Cultural Estação das Artes, em São João do Rio do Peixe. A mostra reúne produções de diversas cidades paraibanas, como Sousa, Aparecida, Cajazeiras, Serra Redonda, João Pessoa e Poço de José de Moura.
O homenageado, Lúcio César Fernandes, é formado em Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atua como diretor, fotógrafo, produtor e educador, com trabalhos voltados para a memória e narrativas negras. No encerramento da mostra, no dia 26, serão exibidos os filmes “Faixa de Gaza”, “Essência” e “Nos Trilhos da Estação”, seguidos de um tributo ao cineasta.
Entre as atividades programadas, está a oficina “Câmera, Ação e Memória!”, conduzida por Caio César Oliveira, voltada para jovens e adultos, com foco na valorização da memória urbana e formação audiovisual.
A mostra também promove debates sobre o cinema no sertão paraibano, incluindo “O Sertão no Olhar dos Realizadores”, reunindo realizadores de Cajazeiras, com mediação da produtora e pedagoga Rafaella Lopes, e “Luz, Câmera, Identidade: O Olhar Feminino Negro no Audiovisual”, com diretoras vindas de João Pessoa Valtyennya, Andryele Araújo e Mayara Valentin.
Outros debates incluem “Narrativas Femininas – O Cinema que Nasce em Aparecida”, com mediação da produtora e diretora Veruza Guedes, e a exibição do filme “As Cegas” (1982), da diretora da geração NUDOC dos anos 80, Antônia Ágape, seguido de debate sobre o cinema negro feminino paraibano.
O evento conta ainda com o encontro “Da Paraíba à Paris”, onde realizadores jovens Mayara Valentin e Caetano Moura compartilham experiências no curso de cinema Ateliers Varan, na França, além da palestra do Prof. Dr. Lúcio Vilar e lançamento do livro “Luz, Cinefilia e Crítica – A Memória de Linduarte Noronha”.
A programação completa está disponível no perfil do CCBNB Sousa no Instagram (@ccbnb_sousa).



