TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
conselho

Paraíba abre inscrições para entidades no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Ao todo, serão escolhidas oito entidades que atuam na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba aumenta limite para compra de veículos por PcD para R$ 120 Mil
Paraíba abre inscrições para entidades no Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH), publicou nesta sexta-feira (19) um edital de seleção para escolher entidades da sociedade civil que vão integrar o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD/PB) no período de 2025 a 2027.

Ao todo, serão escolhidas oito entidades que atuam na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência. Para participar, é preciso que a instituição esteja ativa há pelo menos dois anos, não tenha fins lucrativos nem vínculos políticos, além de enviar a documentação necessária dentro do prazo.

Como participar

As inscrições estarão abertas de 22 de setembro a 5 de outubro de 2025 e devem ser feitas pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no link do edital. Os documentos precisam ser enviados em PDF.

Entre os papéis exigidos estão: estatuto social, ata da última eleição da diretoria, CNPJ atualizado, relatório de atividades dos últimos dois anos e a indicação de um representante titular e um suplente.

As entidades que tiverem a inscrição confirmada também entrarão automaticamente no Cadastro Oficial do CEDPD/PB, que servirá de base para outras eleições e parcerias futuras.

Escolha e divulgação

A eleição será realizada no dia 13 de novembro de 2025, em uma assembleia geral. Cada entidade terá direito a um voto e as oito mais votadas ocuparão as vagas de titulares. As demais ficarão como suplentes.

O resultado final será divulgado até 20 de novembro de 2025, no Diário Oficial do Estado. Em caso de empate, serão considerados critérios como tempo de atuação e abrangência do trabalho das instituições.

Mais informações

Todo o processo será acompanhado por uma comissão eleitoral, formada por representantes do governo e da sociedade civil. A participação não gera remuneração e é considerada de interesse público.

Mais detalhes estão disponíveis no site da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) ou pelo e-mail [email protected].



Relacionadas

Mais Lidas