TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Após investigação

Cinco suspeitos de desvio de combustível de ônibus escolares em Sapé são presos

Delegado afirma que motoristas retiravam diesel dos veículos e revendiam ilegalmente

Por Redação T5 Publicado em
Roubo combustivel onibus
Prefeitura afastou servidores e exonerou contratado envolvido

Uma operação conjunta da Polícia Civil da Paraíba e da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa resultou, nesta quinta-feira (18), na prisão de cinco pessoas suspeitas de integrar um esquema de desvio de combustível de ônibus escolares da rede municipal de Sapé. Entre os detidos estão três motoristas e dois receptadores, flagrados no momento em que retiravam o diesel dos veículos para revenda.

O delegado Gustavo Carleto, da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), explicou que a ação foi resultado de uma investigação iniciada há mais de 20 dias, a partir de denúncias. “A gente recebeu a denúncia de pessoas que vinham praticando o comércio de combustível, desviando o combustível de ônibus da cidade de Sapé. No dia de hoje, culminamos com a prisão desses cinco indivíduos, justamente no momento em que estavam retirando o combustível dos ônibus escolares e revendendo a terceiros”, afirmou.

Segundo o delegado, o crime era recorrente. “Era uma situação corriqueira na cidade, vinha acontecendo já há bastante tempo. Existem filmagens desse fato se repetindo. Pelo menos três a quatro vezes por semana o combustível era retirado e vendido”, detalhou Carleto.

Os presos foram autuados por peculato e receptação, e serão apresentados em audiência de custódia nesta sexta-feira (19). Ainda de acordo com o delegado, o combustível desviado era comercializado de forma ilegal para particulares.“O combustível a princípio era só vendido para particular, para posteriormente ser revendido para pessoas comuns”, explicou.

Em nota oficial, a Prefeitura de Sapé informou que os dois servidores efetivos envolvidos foram afastados imediatamente das funções e que o contratado suspeito será exonerado. A gestão afirmou que as medidas serão mantidas até a conclusão da investigação, garantindo o direito ao contraditório e à ampla defesa.

A Prefeitura também destacou que já utiliza sistemas de rastreamento veicular por GPS, controle de abastecimento e consumo de combustível e o recolhimento obrigatório dos veículos ao fim do expediente, medidas que, segundo a administração, reforçam a transparência e coíbem irregularidades. “A administração reafirma o compromisso com a probidade administrativa e a eficiência dos serviços prestados à população”, diz o comunicado.



Relacionadas

Mais Lidas