TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Estratégia

Ambiente organizado melhora qualidade do estudo e amplia produtividade, aponta psicóloga

Especialista destaca que hábitos simples, como arrumar o quarto, podem reduzir estresse e favorecer a concentração de candidatos ao Enem 2025

Por Redação T5 Publicado em
Estudo educa mais
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro (Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país, com cerca de 5 milhões de estudantes inscritos. Neste período de preparação, a psicóloga Kamila Santana Piontkovsky, alerta que o fator comportamental é determinante para o desempenho e que um ambiente de estudo organizado pode impactar diretamente na produtividade.

De acordo com a especialista, arrumar o quarto e manter o espaço limpo e estruturado contribui para a redução do estresse e para a sensação de controle sobre a própria vida, favorecendo o aprendizado. “Um local adequado, limpo e organizado pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a sensação de bem-estar e melhorar a absorção do conteúdo estudado”, afirmou.

Segundo Kamila, a organização elimina ruídos visuais e reduz a sensação de sobrecarga. Isso permite que o estudante canalize o raciocínio e a atenção para os conteúdos, sem distrações provocadas pela desordem.

Entre os impactos positivos, a psicóloga destaca a melhora do sono, já que um quarto arrumado cria condições para descanso de qualidade; o aumento do senso de controle, que fortalece a saúde mental; e a elevação da produtividade e da autoestima, já que o cuidado com o ambiente reflete em autocuidado. Além disso, a arrumação diminui a sensação de caos, deixando o estudante mais livre para executar a tarefa principal: estudar.



Relacionadas

Mais Lidas