TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
nova análise

STM vai analisar perda de patente de Bolsonaro e militares condenados

Torres e Ramagem deverão ser demitidos dos cargos de delegado da Polícia Federal

Por Redação T5 Publicado em
Sede do stm cnj
Oficiais das Forças Armadas podem ser expulsos em caso de condenação criminal superior a dois anos (Foto: Divulgação)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (11) que caberá ao Superior Tribunal Militar (STM) julgar a perda da patente dos militares condenados na ação penal da trama golpista.

Com a determinação, o ex-presidente Jair Bolsonaro, capitão da reserva do Exército, além dos generais Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira, Walter Braga Netto e do almirante Almir Garnier, terão o caso analisado pelo STM. Pela Constituição, oficiais das Forças Armadas podem ser expulsos em caso de condenação criminal superior a dois anos.

A análise da Justiça Militar, entretanto, só ocorrerá após o trânsito em julgado do processo, ou seja, quando não houver mais possibilidade de recurso contra a decisão do STF.

A perda de patente não alcança o tenente-coronel Mauro Cid, também condenado na ação. Ele recebeu pena de dois anos em regime aberto e foi beneficiado com a liberdade pela delação premiada.

Na mesma decisão, o STF determinou que o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o deputado federal e ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem sejam demitidos dos cargos de delegado da Polícia Federal.

Ambos estavam afastados das funções, mas permaneciam como concursados. A Corte entendeu que a condenação criminal implica a perda definitiva do cargo público.



Relacionadas

Mais Lidas