TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Inovação e cultura

João Pessoa recebe Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura da Funetec rumo à COP 30

Evento reúne atrações culturais e debates sobre mudanças climáticas, economia verde e inovação social

Por Redação T5 Publicado em
Seu Pereira
Evento acontece de 12 a 14 de setembro no IFPB (Foto: Divulgação)

A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec) realiza, entre os dias 12 e 14 de setembro, no campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Festival de Sustentabilidade, Inovação e Cultura – Rumo à COP 30. A iniciativa conta com apoio da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) e patrocínio do Ministério do Turismo.

O evento busca antecipar os temas que estarão em pauta na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), programada para novembro, no Pará. Em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Festival pretende integrar ciência, tecnologia, inovação, cultura e sustentabilidade, reunindo instituições públicas, privadas, empresas, startups, pesquisadores, gestores e a comunidade. A expectativa é de 10 mil participantes, entre presencial e on-line.

A programação inclui palestras, feiras de inovação, hackathon e rodas de conversa sobre economia circular, turismo sustentável, políticas públicas e preservação ambiental. Na parte cultural, estão confirmadas apresentações de Gitana Pimentel, Totonho, Escurinho, Val Donato, Caburé, Nathalia Bellar, Seu Pereira e Coletivo 401, Os Fulano, César Amaral e Yuri Carvalho, além de grupos folclóricos, DJs, coletivos culturais e cineastas do Norte e Nordeste.

De acordo com Rejane Negreiros, chefe de Gabinete e diretora de Comunicação e Marketing da Funetec, o Festival será um momento estratégico para antecipar na Paraíba as discussões que estarão na COP 30. Entre os projetos em destaque está o foguete lançador de sementes, desenvolvido em parceria com a UFPB e o IFPB, que possibilita a semeadura e o monitoramento de áreas de difícil acesso no Sertão, Curimataú e Caatinga.

O Festival também vai abordar iniciativas sociais, como o programa Periferias Vivas, voltado à habitação no Porto do Capim, e debates sobre tecnologias socioambientais, circularidade, povos originários e combate à poluição hídrica e plástica. As inscrições podem ser feitas pelo site festivalfunetec.com.br.



Relacionadas

Mais Lidas