TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Arboviroses

Boletim aponta redução de arboviroses na Paraíba; óbitos seguem registrados

Entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2025, foram registrados 7.036 casos prováveis

Por Redação T5 Publicado em
DENGUE2
Boletim aponta redução de arboviroses na Paraíba; óbitos seguem registrados (Foto: Fotos públicas)

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) divulgou nesta segunda-feira (8) o boletim epidemiológico com dados sobre arboviroses no estado. Entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2025, foram registrados 7.036 casos prováveis: 5.859 de dengue, 508 de chikungunya, 17 de zika e 652 de febre oropouche.

Em comparação ao mesmo período de 2024, houve queda de 52,6% nos casos de dengue, 65,7% em chikungunya e 77,9% em zika. Apesar da redução, foram confirmados quatro óbitos por dengue, três em João Pessoa e um em São Domingos do Cariri, e dois por chikungunya, em Campina Grande e Prata.

A técnica responsável pelas arboviroses na SES, Carla Jaciara, reforçou a importância da prevenção. “A vigilância começa dentro de casa. É fundamental eliminar qualquer objeto que acumule água, como garrafas, tampas, cascas de ovo, folhas e jarros, e respeitar as datas da coleta de lixo. Se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando”, alertou.

Carla orienta ainda que, ao apresentar sintomas de dengue, chikungunya ou zika, o cidadão não se automedique e procure atendimento médico imediatamente. Nas unidades de saúde, as amostras são coletadas e enviadas ao Lacen, laboratório de referência, para garantir tratamento adequado.

O boletim completo pode ser consultado no site da SES: Clique aqui para acessar.



Relacionadas

Mais Lidas