Progressistas reage à saída de Cícero Lucena e acusa prefeito de romper aliança por projeto individual
Partido repudiou justificativas apresentadas pelo prefeito de João Pessoa para deixar a legenda
O Progressistas da Paraíba (PP) emitiu nota oficial nesta segunda-feira (9) após o anúncio da desfiliação do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena. No texto, a direção estadual do partido classificou as justificativas apresentadas por Cícero como “infundadas” e movidas por um “impulso individualista”.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou na sexta-feira (5) a saída do partido e confirmou a pré-candidatura ao governo da Paraíba nas eleições de 2026. O comunicado foi divulgado por meio de nota oficial e nas redes socias. Segundo Cícero, pesquisas apontam que ele é o nome mais competitivo para a disputa, mas o PP decidiu apoiar o vice-governador Lucas Ribeiro, candidato do grupo liderado pelo governador João Azevêdo. "Diante da decisão da direção do PP de não apoiar esse desejo popular e da indefinição sobre o comando da federação União Progressista, comunico minha desfiliação da legenda", disse Cícero Lucena.
O partido destacou que ofereceu a Cícero todas as condições políticas para disputar a prefeitura em 2020 e reafirmou apoio à reeleição em 2024, mesmo diante de restrições apontadas pela Justiça Eleitoral. Segundo a nota, o Progressistas também assegurou espaço ao prefeito nas discussões sobre o projeto da base aliada para 2026, incluindo a garantia de indicação direta de um nome para a chapa majoritária.
A legenda ressaltou que, com o anúncio da candidatura do governador João Azevêdo ao Senado, o vice-governador Lucas Ribeiro, filiado ao Progressistas, passou a reunir condições de disputar o governo e buscar reeleição. O partido afirmou que esperava o apoio automático de Cícero, mas que o prefeito optou por “alimentar projeto completamente individual de poder”.
Na avaliação da sigla, Cícero rompeu com uma aliança que o beneficiou em duas eleições e deu sinais de aproximação com adversários que, no passado, atuaram contra as vitórias. O texto ainda afirma que o Progressistas nunca se opôs à reeleição de um filiado, mas que Cícero “inaugurou uma nova forma de aliança: a que só vale se for em seu favor”. A nota conclui reafirmando o compromisso do partido com os filiados, aliados e com a população paraibana, destacando que a legenda continuará leal ao projeto coletivo de governo.
O prefeito ainda não informou em qual partido vai se filiar, mas o anúncio será feito após uma viagem à Europa.



