João Pessoa reforça vacinação contra HPV e convoca jovens de 9 a 19 anos
Objetivo é atingir mais de 23 mil adolescentes que ainda não receberam a dose na capital
A Prefeitura de João Pessoa está intensificando a mobilização para vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e convoca crianças, adolescentes e jovens de 9 a 19 anos a se imunizarem. A ação faz parte da Estratégia de Resgate de Não Vacinados, que segue até dezembro em todas as unidades de saúde e pontos móveis da capital. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e proteger a população contra doenças associadas ao HPV, como verrugas genitais e diferentes tipos de câncer, entre eles, os de colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
A vacina está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é aplicada em dose única, com eficácia comprovada. Embora o público-alvo prioritário seja de 9 a 14 anos, a campanha faz um chamamento especial para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a dose. A imunização também é indicada para grupos específicos, como pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual, usuários de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV) e pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente, conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI).
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, a estimativa é que 23.545 jovens de João Pessoa entre 15 e 19 anos ainda não tenham sido vacinados, sendo 4.101 meninas e 19.444 meninos. Em toda a Paraíba, esse número ultrapassa 126 mil pessoas. Os registros mostram que a adesão à vacina variou nos últimos anos. Em João Pessoa, foram aplicadas 8.643 doses em 2021, 9.213 em 2022, 13.691 em 2023 e 8.030 em 2024. Somente de janeiro a setembro de 2025 já foram vacinadas 6.547 pessoas, entre elas 2.904 meninas e 3.643 meninos.
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, os números ainda estão abaixo do ideal. Ele reforçou o apelo aos pais, responsáveis e aos próprios jovens para que busquem os serviços de saúde e garantam a proteção. A campanha segue até o fim do ano, com atendimento nas unidades de saúde da família, policlínicas municipais, Centro Municipal de Imunização e pontos móveis instalados em locais como os shoppings Sul, Tambiá e Ferreira Costa.
A vacinação acontece nos turnos da manhã e tarde, com horários adaptados de acordo com cada unidade. Nas USFs, o atendimento vai das 7h às 11h e das 12h às 16h. Nas policlínicas e no Centro Municipal de Imunização, o horário é das 8h às 16h. No Home Center Ferreira Costa, a imunização é oferecida das 12h às 21h durante a semana e das 8h às 16h aos sábados. No Shopping Sul, o horário vai das 12h às 21h de segunda a sexta-feira e das 10h às 16h aos sábados. Já no Shopping Tambiá, a vacinação ocorre das 12h às 20h nos dias úteis e das 9h às 16h aos sábados.
Para se vacinar, é necessário apresentar documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, além do cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A campanha contra o HPV está sendo realizada em conjunto com outras imunizações em andamento, como dengue, influenza e covid-19, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.



