TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Pioneirismo

Primeira doação de coração no Sertão é realizada no Hospital Regional de Patos

Procedimento marca ampliação dos serviços de transplante no interior da Paraíba

Por Redação T5 Publicado em
Doação Patos
Doação de outros órgãos beneficiou seis pacientes (Foto: Divulgação)

A primeira doação de coração do Sertão da Paraíba foi registrada nesta sexta-feira (5) no Hospital Regional de Patos. O órgão foi doado por uma paciente de 40 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Além do coração, foram doados fígado, rins e córneas, que atenderam seis pessoas em lista de espera na Paraíba e em Pernambuco.

Até então, captações desse tipo eram feitas apenas em João Pessoa e Campina Grande. A realização no Sertão foi possível após a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) em 2024 e pela aquisição de aeronaves pelo Governo do Estado, que garantiram a logística no transporte.

Esta foi a segunda captação registrada no Sertão em 2025. A primeira ocorreu em abril, quando um doador de 24 anos possibilitou o transplante de fígado, rins e córneas. Com o caso de Patos, já são nove corações doados neste ano na Paraíba.

O transporte contou com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Grupo de Resgate Aeromédico (Grame). A equipe partiu de João Pessoa para Patos e assegurou a transferência rápida dos órgãos para os centros transplantadores.

A família da doadora autorizou a decisão após a confirmação de morte encefálica, atendendo a um desejo manifestado em vida. A filha, Maria Vitória, afirmou que a mãe sempre considerou a doação um ato de amor. O irmão, José Fernandes, disse que a família sentiu alegria em saber que a vida da doadora se prolonga em outras pessoas.

Antes da cirurgia, a paciente foi homenageada com o chamado “cortejo da vida”, em que profissionais de saúde formaram um corredor entre a UTI e o centro cirúrgico.

Em 2025, já foram registradas 28 doações de múltiplos órgãos e tecidos e 150 transplantes na Paraíba. Atualmente, 817 pessoas aguardam na fila por um órgão no estado.



Relacionadas

Mais Lidas