TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
educação

João Pessoa lança edital para 100 bolsas de intercâmbio no Reino Unido e Canadá

As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, utilizando e-mail institucional

Por Carlos Rocha Publicado em
Semana escuta Escola Pres Joao Pessoa 2 1536x865
João Pessoa lança edital para 100 bolsas de intercâmbio no Reino Unido e Canadá

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), lançou o edital do Programa de Intercâmbio Intercultural João Pessoa no Mundo, que vai oferecer 100 bolsas internacionais para estudantes e professores de inglês da rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas até o dia 10 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pela internet, utilizando e-mail institucional.

Do total de vagas, 84 são destinadas a estudantes do 8º ano regularmente matriculados e frequentes, e 16 para professores efetivos de língua inglesa da rede municipal. Segundo a secretária de Educação, América Castro, o objetivo é ampliar horizontes, incentivar o conhecimento e fortalecer a aprendizagem. “Acreditamos que a educação é a chave que abre fronteiras, conecta culturas e constrói futuros”, afirmou.

O programa prevê cursos intensivos de imersão linguística e cultural (summer school), com duração de três semanas, em instituições de referência no Reino Unido e no Canadá. Além das aulas, os participantes terão acesso a atividades culturais, pedagógicas e sociais complementares.

Os 42 primeiros estudantes classificados e oito professores irão para a Inglaterra, em novembro de 2025. Já os demais selecionados (42 estudantes e oito professores) participarão da experiência no Canadá, em abril de 2026.

Entre os requisitos para estudantes, estão: ter idade mínima de 13 anos completos até a inscrição, alcançar média anual mínima de 8,0 em português e inglês e 7,0 em matemática, além de apresentar frequência de 90% nas aulas. Para os professores, é necessário comprovar atuação ativa nos últimos 12 meses, ter ao menos três anos de experiência na rede municipal e não ter participado de programas públicos de intercâmbio internacional nos últimos três anos.

O processo seletivo será realizado em duas etapas, com fases eliminatórias e classificatórias, exigindo a apresentação de documento oficial com foto. O edital completo, incluindo os detalhes sobre documentação, critérios de avaliação e etapas do processo, está disponível no mesmo link da inscrição.



Relacionadas

Mais Lidas