Vereador foragido por homicídio usa filho autista como escudo em ação policial na Paraíba
O caso segue sob investigação e a Polícia Militar mantém buscas na região para capturar o ex-vereador e responsabilizá-lo judicialmente
Um episódio de violência e covardia marcou a madrugada no município de Aguiar, no interior da Paraíba. O ex-vereador Francisco Alves Leite, conhecido como “Lampião de Aguiar”, usou o próprio filho autista, de 15 anos, como escudo humano para escapar de uma tentativa de prisão da Polícia Militar.
Segundo informações de um major da PM, o acusado estava escondido em um acampamento na Serra de Aguiar, onde teria consumido bebidas alcoólicas e realizado disparos de arma de fogo. Após denúncia anônima, policiais foram até o local e foram recebidos a tiros. Durante o confronto, o ex-vereador colocou o filho na linha de frente, obrigando os agentes a cessarem a ação para não colocar a vida do adolescente em risco.
No momento da operação, Francisco Alves estava acompanhado do cunhado, conhecido como "Mantim", suspeito de um duplo homicídio ocorrido entre maio e junho deste ano no município. No local, foram apreendidas armas de fogo, entre elas um revólver e duas pistolas, que podem ter sido utilizadas em outros crimes.
A ex-esposa do ex-vereador informou que não sabia que o filho estava com o pai, já que a guarda compartilhada do adolescente é exercida com os avós paternos. O garoto teria sido levado sem o conhecimento dela.
Francisco Alves Leite é apontado como o autor do homicídio do professor Daniel José de Souza Júnior, de 38 anos, ocorrido em 5 de fevereiro de 2024, no centro de Aguiar. Desde então, ele é considerado foragido da Justiça. Apesar de afastado do cargo, registros no Sagres, sistema de acompanhamento da gestão pública, apontam que ele recebeu remuneração como vereador até abril deste ano.
A polícia reforçou que informações sobre o paradeiro do acusado podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 197. O caso segue sob investigação e a Polícia Militar mantém buscas na região para capturar o ex-vereador e responsabilizá-lo judicialmente.



