Duas unidades de saúde são interditadas por problemas estruturais em Santa Rita
A decisão foi tomada nesta terça-feira (2) e atinge o PSF Aldeny Montenegro e o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo
Duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, tiveram os serviços médicos suspensos após fiscalização do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB). A decisão foi tomada nesta terça-feira (2) e atinge o PSF Aldeny Montenegro e o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo.
De acordo com o CRM-PB, os problemas encontrados comprometem o atendimento à população e colocam em risco a saúde de profissionais e pacientes. No PSF Aldeny Montenegro, no bairro Popular, os fiscais verificaram que o consultório não garante privacidade: uma meia parede separa o espaço da recepção, permitindo que conversas médicas possam ser vistas e ouvidas por outras pessoas.
Já o PSF Farmacêutico Antônio Azevedo, que funciona há cerca de um ano e meio, apresenta infiltrações, mofo nas paredes e deterioração no teto do consultório de enfermagem e do banheiro de funcionários. Os problemas haviam sido relatados pelo conselho em julho, mas não foram solucionados até a nova visita.
O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, destacou que a interdição ética ocorre apenas em situações extremas. “As unidades foram vistoriadas anteriormente, e as irregularidades permanecem. Por isso, adotamos a medida, que só é tomada em último caso”, afirmou.
Em resposta, a Prefeitura de Santa Rita informou que está organizando alternativas para que os pacientes não fiquem sem assistência médica e que já estão previstas reformas para corrigir as falhas estruturais apontadas.



