TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Saúde

SIMED-PB e CRM-PB convocam autoridades para discutir segurança de profissionais de saúde

A necessidade da reunião ocorre após quatro casos de agressão registrados na Paraíba em agosto

Por Redação T5 Publicado em
Medico bordiline
SIMED-PB e CRM-PB convocam autoridades para discutir segurança de profissionais de saúde (Foto: Arquivo T5)

O Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED-PB) e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) solicitam uma reunião com autoridades nesta quinta-feira (4) para definir medidas de segurança para profissionais de saúde.

O encontro contará com a participação das Secretarias de Saúde do Estado e de João Pessoa, Guarda Municipal, Secretaria de Segurança Pública e Ministério Público. O objetivo é traçar um plano de ação que inclua presença de guardas nas unidades, monitoramento por câmeras, botão de pânico, cadastro de pessoas com histórico de violência e campanhas de informação à população sobre prioridades de atendimento.

A necessidade da reunião ocorre após quatro casos de agressão registrados na Paraíba em agosto. O último episódio ocorreu na quinta-feira (28), na UPA de Cruz das Armas, em João Pessoa, quando uma médica foi agredida por um paciente que exigia atendimento imediato. Ela foi amparada por um colega, mas ficou abalada emocionalmente.

Outros casos incluem agressão a uma médica em Patos, a um médico em Bayeux, que precisou de escolta policial para registrar ocorrência e a um fisioterapeuta em João Pessoa, onde o agressor estava armado.

O SIMED-PB aponta que longas esperas, falta de esclarecimento sobre classificação de risco e segurança precária são fatores que aumentam os conflitos nas unidades de saúde.



Relacionadas

Mais Lidas