Secretaria das Mulheres estende programação do ‘Agosto Lilás’ até setembro em João Pessoa
Estado registrou 19 casos de feminicídio no primeiro semestre
A Paraíba registrou 19 casos de feminicídio apenas no primeiro semestre deste ano, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No enfrentamento a esse cenário, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SPPM) prorrogou a programação do Agosto Lilás, que se estende até o dia 2 de setembro, com palestras, rodas de diálogo, exposições e capacitações.
Nesta terça-feira (26), estão previstas palestras na Faculdade Três Marias e ações educativas em empresas e escolas. Já na quarta-feira (27), a programação inclui a mesa redonda “Caminhos do Acolhimento: reflexões interdisciplinares sobre protocolo de atendimento às vítimas de violência de gênero”, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de uma capacitação na Uninassau.
No dia 28, a agenda segue com palestras na Faculdade de Enfermagem Nova Esperança (Facene) e em escolas municipais. Já no dia 29, acontecem rodas de diálogo com mulheres acompanhadas por projetos sociais e ações educativas. O encerramento será no dia 2 de setembro, com uma formação para agentes comunitárias de saúde e técnicas sociais, por meio de uma roda de diálogo no Complexo Beira Rio.
Entre as iniciativas, destaca-se a capacitação em humanização do atendimento às mulheres vítimas de violência, realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O segundo módulo ocorreu de forma online e reuniu mais de 230 inscritos de vários estados. A formação será replicada em outros espaços, incluindo o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), que deve reunir cerca de 120 participantes.
As mulheres vítimas de violência em João Pessoa contam com uma rede de apoio, como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra e a Ronda Maria da Penha, que acompanha mulheres com medidas protetivas.
Canais de denúncia:
180 – Central de Atendimento à Mulher
190 – Polícia Militar
197 – Polícia Civil
153 – Ronda Maria da Penha



