Profissionais da beleza recebem capacitação para combater violência de gênero na PB
O evento acontece a partir das 9h, no Auditório Edigardo Ferreira Soares, na sede da procuradoria-geral de Justiça, em João Pessoa, e integra a campanha Agosto Lilás
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) promove nesta segunda-feira (25), a qualificação de profissionais da área de beleza e estética para atuarem na prevenção à violência de gênero. O evento acontece a partir das 9h, no Auditório Edigardo Ferreira Soares, na sede da procuradoria-geral de Justiça, em João Pessoa, e integra a campanha Agosto Lilás.
A iniciativa busca implementar a lei estadual nº 12.956/2023, que institui o Programa Profissionais da Beleza contra a Violência Doméstica, capacitando esses profissionais como agentes multiplicadores de informação e prevenção. Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), promotor de Justiça Ricardo Alex Almeida Lins, a ação visa qualificar os profissionais para que possam orientar, acolher e encaminhar vítimas de violência doméstica e familiar.
O evento reúne, além do MPPB, a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB), o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB/PB) e outros parceiros.
Durante a programação, serão distribuídos exemplares do Plano de Segurança para Vítimas de Violência Doméstica, elaborado pelo MPPB em conjunto com o Governo do Estado, considerado um instrumento essencial de proteção e orientação às mulheres. A promotora de Justiça Liana Espínola Pereira de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (GEDIR), destacou a relevância do material e a importância da atuação dos profissionais de beleza, que, pela confiança estabelecida com as clientes, podem se tornar canais fundamentais de acolhimento e denúncia.
A programação contará com 13 painelistas, todas mulheres, garantindo uma abordagem multidisciplinar e especializada sobre prevenção à violência de gênero. A participação é aberta, sem necessidade de inscrição, e ao final todos receberão declaração de presença.



