Diversidade cultural do Viva Usina une brega, coco de roda, teatro e atrações infantis
Evento acontece de 22 a 24 de agosto, na Usina Cultural Energisa
A Usina Cultural Energisa recebe, entre os dias 22 e 24 de agosto, mais uma edição do Viva Usina 2025, projeto que se consolida como espaço de valorização da cultura paraibana e formação de público. Toda a programação é gratuita e reúne teatro, música, dança, cultura popular, oficinas e atividades infantis.
Abrindo a programação, na sexta (22), a Companhia Gambiarra apresenta o espetáculo “Noivas”, às 20h, na Sala Vladimir Carvalho. A peça traz à cena cinco personagens femininas que retornam do além para denunciar violências, opressões e as marcas do patriarcado.
No sábado (23), a partir das 20h, na Tenda da Música, a banda paraibana Varal de Cabaré mistura brega, rock, lambada e carimbó em show com canções inéditas do próximo EP e sucessos como “Mototáxi do Amor”. Às 22h, a Mestra Midinha conduz o espetáculo “Coco Ancestral”, na Sala Vladimir Carvalho, celebrando a tradição do quilombo Riacho do Algodão, no Cariri, em formato de roda com cantigas e memórias orais da resistência afronordestina.
No domingo (24), tem programação para crianças. O Palco Bonde recebe, às 16h, o espetáculo infantil “A Floresta do Raio Vermelho”, encenado por Fábio França, que aborda amizade, preservação ambiental e defesa da fauna local. Às 17h, a arte-educadora Mana Galvão promove a oficina “Histórias de Criança: Da Leitura à Criação com Recicláveis”, unindo literatura, sustentabilidade e brincadeira em um ambiente lúdico e criativo.
De 22 de agosto a 22 de setembro, a Galeria Alexandre Filho exibe a mostra fotográfica “Com os Pés na Terra e o Coração no Mar”, de Carol Marini. A abertura contará com uma intervenção do Maracatu Nação Pé de Elefante.
A visitação é gratuita, de terça a sexta, das 9h30 às 17h30, e nos fins de semana acompanha o horário do Viva Usina (16h às 22h).



