TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
Tic tac

Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar documento de pedido de asilo encontrado pela PF

Arquivo estava no celular do ex-presidente e mencionava possibilidade de solicitação ao presidente da Argentina

Por Redação T5 Publicado em
Alexandre de moraes
Ex-presidente teria descumprido medidas cautelares ao manter contato com investigados (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (20) que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresente esclarecimentos, em até 48 horas, sobre um documento de pedido de asilo político encontrado pela Polícia Federal (PF) no celular dele.

De acordo com relatório da PF, o arquivo tem 33 páginas, não possui assinatura nem data, e estava salvo no aparelho desde 2024. O conteúdo menciona a possibilidade de Bolsonaro solicitar asilo ao presidente da Argentina, Javier Milei.

O documento integra a investigação que levou ao indiciamento de Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), referente às articulações contra tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. O relatório aponta ainda que o ex-presidente teria descumprido medidas cautelares ao manter contato com investigados, inclusive por meio do general Braga Netto, e ao orientar publicações em redes sociais por meio de terceiros.

Na decisão, Moraes destacou a existência de “comprovado risco de fuga” e reiterados descumprimentos das restrições impostas. O caso foi encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR), que decidirá se apresentará denúncia contra Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro ao STF.



Relacionadas

Mais Lidas