TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
sindjor-pb

João Pessoa sedia evento nacional sobre direitos humanos e jornalismo responsável

O evento contará com a presença de Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que participará de visitas a redações, encontros com estudantes de jornalismo e diálogos com profissionais locais

Por Carlos Rocha Publicado em
Microfones jornalismo encontro
João Pessoa sedia evento nacional sobre direitos humanos e jornalismo responsável (Foto: Ideogram)

Entre os dias 19 e 21 de agosto, a capital paraibana será palco do Encontro de Jornalistas da Paraíba 2025, organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) em parceria com a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Estado, com apoio da FENAJ e de diversas instituições acadêmicas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

O evento contará com a presença de Samira de Castro, presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), que participará de visitas a redações, encontros com estudantes de jornalismo e diálogos com profissionais locais.

A programação se inicia na terça-feira (19) com visitas a locais de trabalho da imprensa e entrevistas à imprensa e estudantes universitários. No Cine Aruanda, no CCTA/UFPB, na quarta-feira (20), Samira ministrará a palestra “Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres: Diretrizes para uma cobertura responsável”, com a participação da jornalista e secretária estadual Lídia de Moura Silva Barbosa.

Ainda no dia 20, uma mesa-redonda abordará o tema “Combate à Desinformação e PEC do Diploma”, com mediação do professor doutor Marcelo Rodrigo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB, e a participação dos professores doutores Sandra Moura, Agda Aquino, Verônica Oliveira e Emilson Júnior, além do jornalista Rubens Nóbrega, do Observatório Paraibano de Jornalismo. O dia será encerrado com atividades de integração da categoria.

Na quinta-feira (21), o encontro se encerra com visita de Samira à sede do Sindjor-PB, seguida de um coffee break que reunirá jornalistas, dirigentes sindicais e convidados.

O evento também conta com a parceria de órgãos como a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, o Observatório Mulheres UFPB, a Rede de Rádios Universitárias do Brasil, coordenações de cursos de jornalismo da UFPB e UEPB, entre outras instituições acadêmicas e sociais.

De acordo com Jorge Galdino, presidente do Sindjor-PB, o encontro visa fortalecer a participação feminina, discutir o combate à desinformação e a PEC do Diploma, e promover debates abertos à sociedade, estudantes e profissionais de jornalismo.

Para Inise Machado, diretora do Sindjor-PB e vice-presidente regional Nordeste I da FENAJ, o evento marca o início de uma série de ações voltadas à valorização da categoria, à defesa de direitos dos jornalistas e à modernização da atuação sindical no estado.

Em nota, Samira de Castro afirmou que a Paraíba reforça seu papel na mobilização nacional do jornalismo, destacando a importância da luta contra a precarização da profissão, a disseminação de informações falsas e o fortalecimento de um jornalismo responsável e comprometido com os direitos humanos.



Relacionadas

Mais Lidas