Chuvas devem continuar no Litoral da Paraíba neste sábado (16)
De acordo com a AESA, o volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas se concentrou principalmente em áreas do litoral
O mau tempo permanece instalado em toda a faixa litorânea da Paraíba, com índices pluviométricos acima da média para o período, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA).
De acordo com a AESA, o volume de chuvas registrado nas últimas 24 horas se concentrou principalmente em áreas do litoral, destacadas em cores quentes nos mapas meteorológicos, mas também houve ocorrência de chuvas em regiões do interior, como Campina Grande.
O meteorologista da AESA, Lindenberg Lucena, explicou que essas precipitações intensas são resultado de instabilidades que se deslocam do oceano em direção à costa paraibana. “Esses ventos se intensificaram no início da noite de ontem e provocaram chuvas durante toda a madrugada. Já na manhã de ontem, a AESA havia emitido um aviso meteorológico de chuva intensa para a Defesa Civil e órgãos competentes”, afirmou.
Na faixa litorânea, várias cidades registraram volumes superiores a 100 mm, como Baía da Traição, Lucena — que contabilizou 150,8 mm nas últimas 24 horas — e João Pessoa, onde as chuvas provocaram transtornos em diversos pontos da região metropolitana.
Segundo a Defesa Civil Municipal de João Pessoa, até as 17h desta sexta-feira (15), a capital registrou um volume pluviométrico de 212,6 mm em 24 horas, representando 60% a mais que a média histórica para o mês de agosto, que é de 133,7 mm.
Diante da intensidade das chuvas, foi mobilizada uma força-tarefa entre órgãos municipais para conter os danos e atender os moradores afetados. A situação segue sendo monitorada pelas autoridades meteorológicas e de defesa civil.



