TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
OdontoGuardião

Aplicativo permite a dentistas e estudantes denunciar violência infantojuvenil

Ferramenta digital desenvolvida por UEPB e UFCG agiliza registro de suspeitas de maus-tratos infantis

Por Redação T5 Publicado em
App Odonto Guardoao 07
Aplicativo garante sigilo profissional (Foto: Divulgação)

O aplicativo móvel OdontoGuardião foi criado para auxiliar profissionais e estudantes de Odontologia na prevenção, identificação e denúncia de casos suspeitos de violência contra crianças e adolescentes. Desenvolvido a partir da necessidade de recursos tecnológicos que facilitem a atuação odontológica em situações de risco, o software foi protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) pela Coordenadoria de Inovação Tecnológica (Inovatec) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no primeiro semestre de 2025.

O projeto resultou de uma parceria entre a UEPB e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), envolvendo pesquisas no Departamento de Odontologia da UEPB, conduzidas pela professora Andreza Targino, e participação das estudantes Isabella Nunes Costa Sales, Suellen Cardoso Isídio, além do professor Tiago Lima Massoni e do estudante Huandrey de Souza Pontes, da UFCG.

O aplicativo facilita o atendimento clínico no ambiente odontológico, permitindo que denúncias de suspeita de violência sejam feitas de forma rápida, segura e padronizada. Segundo a professora Andreza, o recurso também serve como ferramenta educativa para estudantes de Odontologia, despertando a responsabilidade profissional ainda na formação acadêmica e reforçando o combate à violência infantojuvenil.

A iniciativa integra práticas de Teleodontologia, que aplicam tecnologias de informação e comunicação para ampliar o acesso e a agilidade nos atendimentos odontológicos à distância. Além disso, oferece vantagens como sigilo profissional, rapidez na denúncia diretamente no consultório, registro técnico detalhado adaptado à Odontologia, redução de erros ou perda de dados, possibilidade de integração com sistemas de saúde e acompanhamento posterior das denúncias.

O OdontoGuardião está disponível para dispositivos iOS e Android e também pode ser acessado via computador.



Relacionadas

Mais Lidas