TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
comércio

Varejo da Paraíba registra 2º maior crescimento do país no 1º semestre, indica IBGE

Em junho, na comparação com o mesmo mês de 2024, a Paraíba apresentou alta de 3,6%, enquanto a média nacional foi de 0,3%

Por Carlos Rocha Publicado em
Comercio em joao pessoa
Varejo da Paraíba registra 2º maior crescimento do país no 1º semestre, indica IBGE

O varejo da Paraíba teve no primeiro semestre de 2025 a segunda maior taxa de crescimento do Brasil, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada nesta quarta-feira (13) pelo IBGE. Entre janeiro e junho, o volume de vendas no estado aumentou 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado, acima da média nacional de 1,8%.

Em junho, na comparação com o mesmo mês de 2024, a Paraíba apresentou alta de 3,6%, enquanto a média nacional foi de 0,3%.

No comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado de alimentos e bebidas —, o estado cresceu 6%, acima da média nacional, que foi de 0,5%.

O gerente da pesquisa no IBGE, Cristiano Santos, apontou que o desempenho está ligado ao aumento de empregos, renda e massa salarial, que influenciam o poder de compra.

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Marialvo Laureano, fatores internos como equilíbrio fiscal, investimentos públicos e geração de empregos contribuem para o desempenho do varejo. O Caged registrou saldo de mais de 9 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre, alta de 35,73% em relação ao mesmo período de 2024. Nos últimos seis anos e meio, foram criados mais de 1,2 milhão de empregos, com saldo de 122 mil postos. O consumo das famílias paraibanas deve chegar a R$ 111,7 bilhões em 2025, aumento de 9,3% sobre 2024, segundo o IPC Maps.

A PMC acompanha o comportamento do comércio varejista no Brasil, com informações sobre volume e receita de vendas de empresas formais com 20 ou mais funcionários, incluindo o varejo ampliado. Os dados estão disponíveis no Sidra/IBGE.



Relacionadas

Mais Lidas