TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
nesta quarta (13)

Paraíba realiza Dia D da Campanha Nacional de Coleta de DNA de familiares de desaparecidos

Busca ampliar banco de perfis genéticos para auxiliar investigações

Por Redação T5 Publicado em
EXAMES DNA 18 04 2018
Ação acontece em João Pessoa

Nesta quarta-feira (13), às 9h, o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC), em João Pessoa, sediará o Dia D da Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o banco de perfis genéticos e agilizar o cruzamento de dados para apoiar a localização de pessoas desaparecidas.

Durante a ação, será feita a coleta do material genético de familiares, que será cadastrado no banco nacional. O sistema realiza comparações com perfis de pessoas vivas e de pessoas falecidas não identificadas, possibilitando a elucidação de casos e o reencontro de famílias.

A iniciativa foi lançada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) no dia 05 de agosto e busca fortalecer a identificação de desaparecidos a partir da análise de material genético fornecido por parentes próximos.

A 3ª edição da campanha segue até 15 de agosto e conta com 334 postos de coleta distribuídos por todo o Brasil. As amostras, de saliva ou de sangue, serão inseridas nos bancos estaduais e nacional de perfis genéticos para cruzamento com dados de pessoas desaparecidas. Na edição anterior, em 2024, foram coletadas 1.645 amostras e identificadas 35 pessoas.



Relacionadas

Mais Lidas