PoliTEENzando: TRE-PB realiza ação para incentivar jovens a regularizar título e biometria
No evento, estudantes foram informados sobre procedimentos e prazos para regularização eleitoral
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou, nesta terça-feira (12), o evento PoliTEENzando, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com foco na regularização do título de eleitor e no cadastramento biométrico de jovens entre 15 e 17 anos.
Pelas regras da Justiça Eleitoral, adolescentes a partir de 15 anos já podem solicitar o título, mas só votam se completarem 16 anos até a data da eleição. O cadastramento biométrico é presencial e obrigatório na primeira emissão do documento, bem como em casos de transferência de domicílio ou atualização de dados.
Segundo o TRE-PB, 95,23% do eleitorado paraibano já tem biometria cadastrada, o maior índice do Nordeste. Dos 3.315.032 eleitores do estado, 3.157.208 já registraram as impressões digitais. Ainda faltam 150.619 eleitores, sendo 119.192 na faixa de 15 a 24 anos.
No evento, estudantes foram informados sobre procedimentos e prazos para regularização eleitoral. Ariane Gonçalves, da Escola Argentina Pereira Gomes, e Daniel Alves, da ECIT Linduarte Noronha, destacaram que a ação reforça a necessidade de manter a situação eleitoral em dia para participação nas eleições.
Atendimento para biometria
Na Paraíba, o cadastramento biométrico pode ser feito sem agendamento, em qualquer cartório eleitoral. Em João Pessoa e Campina Grande, o horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 12h às 19h, e nas sextas-feiras, das 7h às 14h. Nos demais municípios, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h.
A identificação biométrica começou a ser utilizada pela Justiça Eleitoral em 2008 para prevenir fraudes e agilizar a identificação no momento da votação. Quem já possui biometria cadastrada pode acessar serviços online no Autoatendimento Eleitoral ou no aplicativo e-Título.
Mais informações podem ser consultadas no portal da Justiça Eleitoral (clique aqui).



