SET Expo 2025 vai discutir TV 3.0, inteligência artificial e o futuro da comunicação
Evento reunirá especialistas para debater inovações como imagens em 4K e 8K
A SET Expo 2025, um dos maiores eventos de tecnologia, mídia e inovação da América Latina, será realizada de 18 a 21 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, reunindo especialistas, empresas e profissionais para discutir o futuro da comunicação, das transmissões e das novas tecnologias. A informação foi destacada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão (SET), Paulo Henrique Castro, em entrevista ao programa Conexão Clube, da Clube FM, nesta terça-feira (12).
Segundo Paulo Henrique, o encontro terá como um dos temas centrais a TV 3.0, nova geração de televisão que une alta definição (4K e 8K), conexão à internet e conteúdo personalizado, aproximando a experiência da TV tradicional ao formato de streaming. “Será possível escolher a trilha de áudio, aumentar ou diminuir a voz do narrador, ter mais de uma narração para escolher, acionar replay ao vivo e assistir a um gol por outro ângulo”, explicou.
O evento também marcará a celebração dos 75 anos da televisão no Brasil, com uma exposição que mostrará a evolução da tecnologia, desde as primeiras câmeras e transmissões em preto e branco, passando pela chegada do colorido, do áudio estéreo e da TV digital, até chegar à atual transição para o novo padrão. “A TV sempre evolui e inova, e o rádio também, por isso são tão presentes na vida do brasileiro”, ressaltou.
De acordo com o presidente da SET, a integração da internet à televisão abre espaço para recursos como inteligência artificial e algoritmos de recomendação semelhantes aos usados em redes sociais, o que permitirá a personalização de comerciais e conteúdos. “Os profissionais precisam se reinventar. A SET atua como espaço de troca e disseminação de conhecimento sobre inovações tecnológicas, desenvolvimento de profissionais e criação de novos negócios”, afirmou.
Paulo Henrique destacou ainda que a chegada da TV 3.0 não exigirá substituição imediata dos aparelhos. “Quem tem a TV atual continuará assistindo normalmente. Para desfrutar das novidades, é preciso que as emissoras transmitam no novo formato e que o telespectador tenha um aparelho compatível”, completou.
Ele informou que a implantação começará após a sanção do decreto presidencial que oficializa o novo padrão, seguida da aprovação das normas técnicas da ABNT. Desde abril, há uma estação-piloto no ar no Rio de Janeiro, e, a partir de 19 de agosto, duas novas estações-piloto começarão a operar em São Paulo, uma delas na torre do SBT.
Confira entrevista na Rádio Clube FM na íntegra:



