TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
alerta

1 em cada 7 adultos adultos brasileiros têm colesterol alto, aponta MS

Dia Nacional de Controle e Prevenção ao Colesterol é celebrado nesta sexta-feira (8)

Por Redação T5 Publicado em
1371119156 170667a
Doenças cardiovasculares são principal causa de morte no Brasil (Foto: Istockphoto)

O colesterol alto afeta 14% da população adulta brasileira (≥18 anos), segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Em números absolutos, isso significa que 1 em cada 7 adultos convive com a condição, que é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, responsáveis por mais de 350 mil mortes por ano no País.

Para enfrentar o problema, o Ministério da Saúde investe em prevenção e tratamento. Desde julho de 2024, medicamentos para colesterol alto passaram a ser distribuídos gratuitamente pelo programa Farmácia Popular, beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas no primeiro mês. Foram investidos R$ 8,9 milhões na compra dos remédios, disponíveis em farmácias credenciadas em todo o Brasil.

A pasta também oferta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), medicamentos como sinvastatina, atorvastatina, ciprofibrato, fenofibrato e pravastatina, entre outros, além de incentivar hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, redução de gorduras saturadas e eliminação do tabagismo.

O colesterol, produzido 70% pelo fígado e 30% pela alimentação, é essencial para o organismo, mas o excesso de LDL (“colesterol ruim”) aumenta o risco de entupimento das artérias, infarto e AVC. Já o HDL (“colesterol bom”) ajuda a remover o excesso de gordura e deve ser mantido em níveis altos.

Segundo a coordenadora-geral de Prevenção às Condições Crônicas, Aline Xavier, a mudança no estilo de vida é tão importante quanto o uso correto dos medicamentos: “Atividade física, dieta balanceada, redução do consumo de álcool e combate ao tabagismo são estratégias eficazes para controlar o colesterol e melhorar a qualidade de vida”, afirma.



Relacionadas

Mais Lidas