Paraíba mobiliza mais de 1.500 agentes em operação inédita contra crime nas divisas
Estado atua com forças integradas ao lado de outros sete do Nordeste
A Paraíba participa com destaque da Operação Nordeste Integrado, deflagrada nesta quinta-feira (7), com o emprego de 1.566 agentes das forças de segurança pública nas divisas com Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. A ação conjunta reúne oito estados da região e busca enfrentar o avanço de organizações criminosas interestaduais com atuação concentrada nas fronteiras entre os territórios.
As ações acontecem nas regiões de divisas com Ceará - Cajazeiras, Cachoeira dos Índios, Conceição, Poço Dantas, São José de Piranhas, Bernardino Batista, Pernambuco - Pitimbu, Caaporã, Pedras de Fogo, Juripiranga, Itabaiana, Natuba, Umbuzeiro, Monteiro, Teixeira, Princesa Isabel e Santana de Mangueira, e Rio Grande do Norte - Mamanguape, Mataraca, Caiçara, Araruna, Cuité, Picuí, Santa Luzia, São Bento, Catolé do Rocha, Santa Cruz, Uiraúna e Seridó.
Coordenada de forma integrada, a operação mobiliza um total de 5.903 profissionais, entre policiais militares, civis, bombeiros e equipes de inteligência, em dois dias de atividades simultâneas. Ao todo, estão sendo cumpridos 510 mandados de prisão e de busca e apreensão, além de ações de patrulhamento, bloqueios, apreensão de armas, drogas e materiais ilícitos.
Na Paraíba, os efetivos atuam em pontos estratégicos definidos a partir de análises criminais que indicaram os locais com maior vulnerabilidade a delitos como tráfico de drogas, roubo de cargas e veículos, homicídios e assaltos. O foco é reduzir a criminalidade nas faixas de divisa, reforçando a presença do Estado nessas áreas e impedindo a circulação de criminosos entre os estados.
A Operação Nordeste Integrado reforça o compromisso da Paraíba com a segurança pública regional e o trabalho articulado entre as forças policiais estaduais, ampliando o alcance das ações de combate ao crime organizado.



