TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
investimento de R$ 5 milhões

Casarão dos Azulejos vai virar Museu da Justiça Eleitoral na Paraíba

Espaço no Centro Histórico de João Pessoa será sede do Memorial da Democracia

Por Redação T5 Publicado em
Casarao dos Azulejos
Museu deve ser aberto ao público até fim deste ano (Foto: Divulgação)

O Casarão dos Azulejos, no Centro Histórico de João Pessoa, será transformado no Museu da Justiça Eleitoral da Paraíba – Memorial da Democracia. A cessão oficial do imóvel ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) foi assinada nesta quarta-feira (6).

O prédio histórico tem importância simbólica, pois abrigou a primeira sede da Justiça Eleitoral paraibana em 1932. Com a nova destinação, o casarão passa a integrar as ações de valorização da memória institucional. O projeto do museu está em desenvolvimento há quatro meses e já envolveu reuniões com arquitetos, historiadores e membros da Comissão de Gestão de Memória do TRE-PB.

Durante o evento, também foi assinada a portaria que institui a Comissão de Notáveis, responsável por coordenar a implantação do museu. A comissão será presidida pelo desembargador Marcos Cavalcanti, que já colaborava com o projeto desde abril. Também integram o grupo a desembargadora Fátima Bezerra Maranhão, os arquitetos Cristine Evelise e Humbelino Peregrino de Albuquerque, a museóloga Marisa Pires Rodrigues, o procurador do Ministério Público de Contas Marcílio Franca e o ex-secretário de educação Sales Gaudêncio.

O governador João Azevêdo e o presidente do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, também assinaram um convênio de quase R$ 5 milhões para a execução das obras no Casarão dos Azulejos. A intervenção, que deve começar em até 60 dias, vai incluir melhorias nas instalações hidráulicas, elétricas e de acessibilidade, mantendo as características originais do imóvel.

O museu deve ser aberto ao público até o fim deste ano, com visitação voltada para escolas, universidades e a população em geral. A museóloga Marisa Rodrigues adiantou que o espaço contará com tótens interativos e acervo histórico da Justiça Eleitoral, respeitando o patrimônio já existente.



Relacionadas

Mais Lidas