Campanha usa arte urbana para pressionar veto ao PL do Licenciamento Ambiental
Em João Pessoa, o cartaz foi instalado nesta terça-feira (6) na Avenida Dom Pedro I
Cidades de todo o Brasil amanheceram com cartazes de grandes dimensões colados em locais de grande circulação. A ação, organizada por coletivos de artistas e ativistas, pede que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete integralmente o Projeto de Lei 2159/2021, que altera as regras do licenciamento ambiental no país.
Conhecido como “PL da Devastação”, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados em 17 de julho, durante a madrugada, em uma sessão virtual e esvaziada. Especialistas afirmam que o texto enfraquece o controle ambiental e facilita a liberação de obras sem análise de impacto.
Em João Pessoa, o cartaz foi instalado nesta terça-feira (6) na Avenida Dom Pedro I, no Centro. A arte é de Thais Trindade, que retratou o presidente subindo a rampa do Planalto com representantes de diferentes grupos sociais. A frase estampada na imagem afirma: “Quem sobe a rampa com o povo, defende a vida do povo”.
A mobilização é coordenada pelo Megafone Ativismo, que reúne mais de 150 coletivos em 70 cidades do país. Segundo os organizadores, o objetivo é aumentar a pressão popular até o dia 8 de agosto, data-limite para sanção ou veto do projeto.



