TH+ SBT TAMBAÚ
Novabrasil FM
º
R$ 15 milhões

Cadastro em edital do Banco do Nordeste para projetos na caatinga termina domingo (11)

Iniciativa apoia ações de recuperação ambiental e uso sustentável do bioma exclusivamente brasileiro

Por Redação T5 Publicado em
Fachada da agencia de BNE
Foco é na agroecologia, agricultura familiar e turismo ecológico (Foto: Banco do Nordeste/Ascom)

O prazo para cadastro de entidades interessadas em participar do edital do Fundo Sustentabilidade, promovido pelo Banco do Nordeste (BNB), se encerra no próximo domingo, 11 de agosto. A chamada pública disponibiliza R$ 15 milhões em recursos não reembolsáveis para projetos voltados à recuperação ambiental e ao uso sustentável da caatinga, bioma característico do semiárido e exclusivo do Brasil. O cadastro deve ser feito pela plataforma Convênios Web, etapa prévia à submissão dos projetos, que poderá ser realizada até o dia 25 de agosto.

Podem participar do processo entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, incluindo instituições de ensino superior, fundações, autarquias, institutos e outros órgãos da administração pública direta ou indireta. É necessário que a instituição esteja sediada ou possua filial na área de atuação do BNB, que compreende os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

O edital exige que as ações propostas sejam desenvolvidas dentro do bioma da caatinga. Entre os eixos contemplados estão a restauração ambiental, a estruturação de casas e redes de sementes, a educação ambiental com comunidades locais e o uso sustentável dos recursos naturais, com enfoque em agroecologia, agricultura familiar, turismo ecológico e economia da sociobiodiversidade. O conteúdo completo do edital está disponível no site do BNB.

Na Paraíba, onde cerca de 90% do território é formado por caatinga, a oportunidade representa uma estratégia importante para preservação ambiental. Segundo dados da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), o estado enfrenta desafios relacionados à desertificação, com 27% do território já impactado por esse processo. O edital representa o primeiro lançamento específico para a caatinga com recursos não reembolsáveis do Fundo Sustentabilidade, criado pelo BNB em 2024.

O Fundo Sustentabilidade foi instituído para apoiar projetos nas áreas de redução de emissões de gases de efeito estufa, adaptação às mudanças climáticas, economia de baixo carbono, educação ambiental, recuperação de áreas degradadas, uso eficiente de recursos, valorização de produtos da sociobiodiversidade, economia circular, geração de emprego e renda, proteção da biodiversidade e apoio a populações vulneráveis.



Relacionadas

Mais Lidas